domingo, 18 de julho de 2010

O romantismo está voltando?



Ok, admito.Tenho uma quedinha por filmes românticos de época. Os de tempos atuais, a exemplo de Amor Para Recordar e Doce Novembro não sou lá tão fã assim.Até gosto de uns poucos como A Casa do Lago, mas quer saber?Filme de romance pra mim só presta se for em outra época.Mesmo que seja numa época próxima, tipo anos 70. Mas tem que ser de época.
O motivo eu não sei.Talvez eu ache o gênero tão...sei lá, "doce", que pra completar tem que ser acompanhado com o figurino próprio e tudo.
E o cinema me presenteou com dois ótimos filmes que ainda não tive a oportunidade de ver.

O primeiro é Brilho de uma Paixão(1° foto), que conta o romance do poeta famoso John Keats(Ben Whishaw), por sua vizinha, a estudante de moda, Fanny Brawne (Abbie Cornish). Tenho a impressão que o final não será dos mais felizes, mas preciso assistir pra ver.
O segundo, e o que tenho mais vontade de assistir é A Jovem Rainha Vitória(2° foto), que relata os primeiros anos do reinado da rainha Vitória (Emily Blunt) e o seu famoso romance com o príncipe Albert(Rupert Friend). O interessante é que foi um dos poucos casamentos reais feitos por amor e após ficar viúva, a rainha guardou luto pra sempre, ficando conhecida como a Viúva de Windsor.
Talvez essa minha paixão se deva ao contexto histórico, uma vez que sou fã de História e tenho um especial interesse pelas histórias dos monarcas ingleses.
De qualquer maneira, estando o cinema em uma crise de imaginação e tratando ótimas histórias com péssimos atores e roteiros mal-escritos, é uma oportunidade ótima se ver diante de tão boas promessas.Especialmente num momento em que os diretores confudem romance com pieguice e melodrama. Acredito na qualidade dos atores, numa bela fotografia e uma envolvente trilha sonora.Talvez o romantismo esteja voltando... e se estiver, eu espero que mantenha um padrão de qualidade.Lembrando que o último filme romântico de época que eu amei foi Orgulho e Preconceito, com Keira Knightley.
Apesar de os cinemas daqui de Fortaleza prefiram dar espaços aos blockbusters do momento, ainda tentarei encontrar um meio de assistir esses dois filmes.

1 comentários:

Isabele disse...

Fiquei curiosa pra ver esses filmes!Hoje lembrei de você porque assisti "Amor e Inocência"!O filme não me conquistou muito...Acho que pelo fato de achar que a vida de Jane Austen renderia mais cenas poétias nas telonas!
Ah,parabéns pelo blog!