segunda-feira, 25 de julho de 2011

Os 5 melhores escritores

Sendo hoje o dia do escritor, a data não pode ficar restrita aos nomes da Literatura, mas se estender a todos nós, escritores amadores, blogueiros, jornalistas e por aí vai...
Mas como citar o nome de escritores que não circulam na Literatura mundial seria complicado por que até mesmo citar todos os que estão presentes nela seria inviável, fiz uma listinha dos meus escritores favoritos( Sendo uma lista pessoal, fica meio esquisita por não ter escritores brasileiros, mas gosto é gosto..) , que são o alento nos dias de tristeza, a alegria que nos contagia e a inspiração que permeia nossa existência.Note que aqui não coloquei nenhum escritor contemporâneo, porque senão a lista ficaria enorme. Aqui vão eles:

Jane Austen(1775-1817)
Escritora de um dos meus romances favoritos de todos os tempos, Orgulho e Preconceito, Jane Austen escreveu numa época de rigor de conduta, fazendo com que seus livros não tenham cenas de beijo, o que não a impediu de criar romances inesquecíveis, com personagens peculiares e um senso de análise fortíssimo. Jane, no entanto, nunca se casou por não poder se casar com um rapaz cuja família não a queria por motivos financeiros.Os livros são recomendados para quem quer se apaixonar por um livro.



Oscar Wilde(1854 -1900)
Escritor do famoso O Retrato de Dorian Gray, viveu plenamente na sociedade literária e casou-se com uma mulher rica, Constance Llyod. Suas peças são as minhas favoritas, em que ele com um humor único critica astutamente a sociedade hipócrita rica de maneira discreta e divertida. Dentre as peças, estão: O leque da sra.Windermere e a Importância de ser Prudente; Além disso, ele escreveu romances e histórias infantis. Envolvido num escândalo pela descoberta de sua homossexualidade, ele passou dois anos na prisão, onde sua alegria e saúde se esvaíram para morrer pouco tempo depois de ser libertado.Livros recomendados para quem quer rir e se impressionar com o luxo.



Emily Brontë(1818-1848)
Uma das famosa irmãs Brontë, Emily escreveu uma única e inesquecível obra-prima O Morro dos Ventos Uivantes, que não foi bem compreendido na época, mas figura como uma das maiores obras da Literatura romântica, com seus personagens amargurados e vingativos, uma atmosfera tenebrosa, tensa e sombria, sobre um amor maldito e imortal. A autora nunca casou e morreu cedo. Livro para quem quer conhcer uma história de amor fora do habitual romântico fofinho.




William Shakespeare (1564-1616)
O maior nome da Literatura mundial não podia deixar de figurar aqui. Mestre de obras imortais como Hamlet,Romeu e Julieta, Macbeth, dentre outros, Shakespeare escreveu as mais épicas tragédias, mas comédias muito boas, na sua literatura escrita em forma de peça(Uma vez que ele não escrevia em romances, mas para sua trupe, sendo suas peças reunidas e publicadas em formato de romance posteriormente à sua morte). Casado com Anne Hathaway (Sim, a atriz tem esse nome por causa dela), o dramaturgo abandonou tudo para viver do Teatro, chegando a encenar peças e escrever sonetos para as figuras mais ricas da Inglaterra.Livros para quem gosta de sonetos, solilóquios e grandiosidades teatrais.





Charlotte Brontë (1816-1855)
Autora do famoso Jane Eyre, Charlotte era uma das literárias irmãs Brontë e seus livros contém um ar sombrioe tenebroso, embora ela ouse um pouco mais (para a época) no romance. Chegou a casar e ter filhos, mas também faleceu muito nova, antes dos quarenta anos.Livros para quem gosta de um atmosfera sombria no romance.

6 comentários:

Apaixonada por Livros disse...

Olá Mikaela,

Grata pela visita e pelo comentário.

Mesmo que tenhamos abordado esse dia de forma diferente o que vale é comemorarmos a importância da literatura como um todo e gostei.


Bjs.

Entre Fatos & Livros disse...

OI!

O único dos cinco que já li, foi shakespeare, com Sonho de uma noite de verão. Os outros, ainda não conheço. Sou louca para ler Jane Austen.

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Lu disse...

pçá Mika,
lista ótima, todos os escritores marcaram bem o mundo literário. ^^

beijos.

Vanessa disse...

Shakespeare *-* Ain, ainda não li nada da Jane, mas sou louca pra ler. Todo mundo fala super bem dos livros dela <3

Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing

Unknown disse...

tmb concordo... hehehehe

Philip Rangel
http://entrandonumafria.blogspot.com/

júpiter disse...

Sou a pessoa mais suspeita do mundo para falar do seu post. Contém ai escritos que eu sou apaixonada, principalmente o Oscar wilde e o Shakespeare *-*

adorei a qualidade do texto e das escolhas do autores, amei!
beijos