sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Uma surpresa de chick-lit!


Eu já tinha assistido os dois filmes de 4 Amigas e Um Jeans Viajante, mas não passou pela minha cabeça,na época do lançamento, de ler os livros. Resolvi fazer isso agora e só agora descobri como Ann Brashares se tornou uma escritora super notável pra mim. Comecei pelo primeiro, A Irmandade das Calças Viajantes -Ann Brashares:

Tibby, Lena, Carmem e Bridget são amigas inseparáveis desde que suas mães, aos estarem grávidas delas, ficaram amigas na aula de ginástica. Desde então, as quatro diferentes garotas nunca se desgrudaram e são fiéis confidentes. Até que em um verão seus caminhos a levam para lugares diferentes. E tudo o que as une são calças que milagrosamente servem em todas elas. Criando a Irmandade das Calças Viajantes, elas encontram um meio de partilharem experiências, amizade e é claro, as calças mágicas.

Não sou lá essas coisas em resumo, mas este livro é muito bom. Não mais um daqueles livros sobre amizade incondicional de garotas e todas as loucuras cometidas por elas. Ele fala sobre isso sim, mas não se detém. As personagens tem personalidades muito diferentes e cada uma é explorada de maneira sensível e inteligente. Carmem é porto-riquenha, mais cheinha e estourada e fica em choque ao descobrir, durante as férias sonhadas ao lado do pai divorciado, que ele irá se casar com uma mulher americana perfeita que tem dois filhos perfeitos.Ela passa a se sentir excluída e angustiada. Lena é linda, mas tímida e numa viagem à casa dos avós na Grécia, conhece Kostos, mas após uma confusão, ela passa a não saber o que fazer sobre seus sentimentos pela primeira vez.Bridget é extrovertida, agitada e vai para um acampamento de futebol feminino, onde tem uma paixão pelo treinador gato e quer consquistá-lo a todo custo. Indo até consequências que ela não imaginava. E Tibby passa as férias num trabalho maçante, onde conhece uma menina de doze anos com leucemia que fará com que mude seus pensamentos acerca de tudo.

Cada história é desenvolvida de forma legal, divertida e no final,emocionante. Ann Brashares conseguiu levar o livros adolescentes femininos( chick-lits) a outro nível, o que me faz gostar dela cada vez mais como autora.

Um dos melhores livros do gênero , leitura merecidíssima.

1 comentários:

Entre Fatos & Livros disse...

Oi! Eu vim retribuir a visita e comentário em meu blog. Volte sempre! Estou seguindo o seu, ok.

Eu ainda não li esse livro, mas já assisti ao filme. Amei! Estou doida atrás do livro, mas o precinho está salgado. Espero conseguir um exemplar para chamar de meu!

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros