sábado, 24 de maio de 2008

E quem não sabe nem ler?


Saiu em todos os noticiários:4 países de língua portuguesa mudam sua ortografia,visando a, dentre outras coisas, um intercâmbio cultural.

A partir do próximo ano, o Brasil adotará um novo dicionário,para se adaptar às mudanças e ao que parece,esses 4 países terão o prazo de 3 anos para se adaptarem.

E o que isso muda para o brasileiro?

*Acentos em palavras como lêem, vêem ou crêem, serão retirados.

*O tão esquecido trema de agüentar ou lingüiça será retirado.

*Hífens em palavras como reescrever serão colocados.

Dentre outros exemplos.

Agora a pergunta que não quer calar:Para quê?

De que adianta mudar palavras numa língua tão rica e complicada?Por pura diplomacia e "modernidade"?De que adianta retirar acentos que servem para ajudar na pronúncia das palavras?No que isso beneficia ao brasileiro?

Num país com grande número de analfabetos e semi-analfabetos e com o enorme problema de tentar educar crianças pobres em escolas de ensino ineficiente, os doutores da gramática resolvem mudar a Ortografia?

Mudar a ortografia antes mesmo de melhorar a escolaridade das classes mais baixas?

Só quem poderá de fato acompanhar essa mudança sem grandes danos serão as mesmas classes privilegiadas de sempre!

Isso só acentuará a diferença entre as classes!Porque nem toda escola pública poderá receber o material atualizado para repassar ao seus alunos!E aí?

Isso sem contar na dificuldade de desaprender algo que você é ensinado desde criança e que fez inúmeros exercícios para fixar.E sem acrescentar no estresse que os vestibulandos passarão!

Pra encerrar,não sei se é porque não sou mestra em letras, mas sinceramente ainda não entendi porque mudar a ortografia!
E você?Concorda com as mudanças?Comente.

0 comentários: